domingo, 30 de maio de 2010


Escolas com computadores,
mas sem a garantia de desenvolvimento do aluno

Muitas escolas do Brasil possuem laboratório de informática com acesso à internet, softwares educacionais e programas básicos (editor de texto, editor de imagens, apresentação, planilha, etc). Entretanto, na maioria das vezes, não são usados de forma adequada, deixando de trazer avanços educacionais.
Há uma barreira, até por parte dos professores que não são preparados e treinados para utilizar os recursos didáticos oferecidos pelo computador. Colocar qualquer software para os alunos usarem, não gera aprendizado. A escola deve ter um Projeto Pedagógico que envolva a utilização do computador e seus recursos corretamente.
Com conhecimento e criatividade, o professor pode incentivar seus alunos a usarem o computador, de modo que seja garantia de desenvolvimento. Pode utilizar, por exemplo, uma planilha eletronica, para um trabalho de Geografia, com dados estatísticos e gráficos, através do estudo de uma população de determinada região; pode usar o editor de texto para a criação de um jornal com notícias e informações de conteúdos estudados; pode usar o programa de apresentação, para que os alunos montem a apresentação de um trabalho, como também pode dar sua aula assim; e outros inúmeros recursos podem ser usados garantindo o aprendizado.
O importante é encarar os avanços tecnologicos como algo natural, da evolução de uma época, que o computador sozinho não traz avanços educacionais. É necessário se interar e entender o que é novo, para usar criativa e satisfatoriamente os recursos oferecidos pelas novas tecnologias.